O que é SEO? Dicas e Explicações.

Veja aqui coisas que você provavelmente não sabia sobre o SEO

Conceitos Básicos

Definição

Publicidade

SEO significa Search Engine Optimization . Em palavras simples, SEO é um conjunto de ações de otimização interna e externa que visam aumentar a posição de um site nos resultados de pesquisa.

Sem otimização, o tráfego do site será muito baixo ou até zero. As regras de otimização são definidas pelos motores de busca, cada um deles possui um determinado algoritmo de classificação.

Como aumentar o tráfego de SEO (um planejador de 8 dias)Como aumentar o tráfego de SEO (um planejado...

Graças ao qual uma determinada página da web aparece nos resultados da pesquisa para uma consulta específica.

A promoção de SEO de um site em mecanismos de pesquisa é adequada para a maioria das empresas que oferecem seus produtos ou serviços na Internet.

Termos de obtenção do resultado da promoção de SEO

As técnicas de otimização de SEO não são adequadas para ganhos rápidos. Os primeiros resultados após o início dos trabalhos na promoção aparecem em 3 a 8 meses, dependendo do site ou nicho.

Pontos-chave que afetam o período de promoção:

  • a idade do projeto, a credibilidade do mecanismo de busca;
  • concorrência – a qualidade de sites com conteúdo semelhante;
  • atendimento e fatores comportamentais ;
  • o grau de elaboração do núcleo semântico e o número de ocorrências nos documentos;
  • a capacidade de automatizar atividades promocionais.

Do que é feito o SEO

A promoção de sites de SEO em mecanismos de pesquisa inclui:

  • determinar os fatores de classificação mais importantes e adaptar o site às suas necessidades;
  • compilação de um núcleo semântico – consultas-chave relevantes ;
  • otimização interna e externa,
  • controle e melhoria dos fatores de comportamento do usuário,
  • análise das estatísticas de visita e implementação de mudanças com base nelas.

Estágios da promoção do site do mecanismo de pesquisa

Auditoria concorrente

É necessário analisar sites de tópicos semelhantes em posições elevadas para entender quais métodos de otimização são eficazes entre os concorrentes.

  • Estrutura
  • Usabilidade
  • número de doadores
  • comparecimento
  • era
  • promoção nas redes sociais
  • de outros.

Para analisar concorrentes, você pode usar Serpstat, Seolib, Similarweb e serviços semelhantes.

Auditoria técnica do site

Para fazer isso, o site se conecta a ferramentas de análise da web ( Google Analytics , Yandex.Metrica , Google Search Console , Yandex.Webmaster ).

  • fontes de tráfego
  • presença de erros técnicos
  • velocidade de carregamento da página
  • violações que podem retardar o progresso
  • de outros.

Núcleo semântico

  • posições atuais do site,
  • o número de frases-chave usadas,

Não existem recomendações e critérios universais para a qualidade do número de frases-chave na página; para cada projeto, a semântica é recolhida e analisada individualmente.

Você pode coletar o núcleo semântico usando Yandex Wordstat , Serpstat , Key ?ollector e serviços semelhantes.

Estrutura do site

Dependendo do kernel construído, você precisa criar ou atualizar a estrutura existente. A este respeito, novas seções e páginas de catálogos podem ser adicionadas.

Conteúdo

Deve ser único e útil ao máximo para os visitantes, otimizar cada página para uma consulta chave específica ou grupo de consultas, criar meta tags exclusivas Título , Descrição , subtítulos H1 – H6 e criar snippets atraentes .

Otimização interna

Ações de otimização interna melhoram o site e têm impacto direto em seu posicionamento. Os trabalhos incluem:

  • compilação de um núcleo semântico (seleção de palavras-chave para as quais o recurso está planejado para ser promovido);
  • melhoria da estrutura interna do recurso (CNC, Robots.txt , sitemap);
  • eliminação de erros técnicos (páginas duplicadas, links quebrados, aumento da velocidade de carregamento do site);
  • trabalhar a usabilidade do recurso (comodidade para os usuários);
  • aumento da relevância das páginas (atendimento à solicitação do usuário);
  • otimização de imagem;
  • vinculação interna .

A otimização interna é o trabalho mais demorado e deve ser feito constantemente. O sucesso do projeto depende da otimização interna.

Otimização externa

A otimização externa é o link building , ou seja, obter links para seu site de outros recursos.

No processo de otimização externa, uma lista de “doadores” é formada, textos de link e um ambiente de near-link são desenvolvidos.

  • Métodos de aquisição de link:
  • publicação constante de novas informações e materiais interessantes que os usuários compartilharão;
  • registo em motores de busca e catálogos;
  • trocar links com recursos populares e de alta qualidade;
  • colocação de comunicados de imprensa;
  • atividade em fóruns e blogs ( crowd marketing ).

Promoção de mídia social

  • Criação de grupos e perfis, canal de vídeo aumenta o conhecimento do seu site, marca, produto e indiretamente auxilia na promoção do buscador.

O que afeta o custo da promoção de SEO

Pela dimensão do site, a versatilidade das atividades de promoção requer, muitas vezes, o envolvimento de vários profissionais de diferentes áreas.

Por exemplo, um especialista em SEO , otimizador, redator, analista, webmaster. Quanto mais pessoas estiverem empregadas no projeto, mais cara será a promoção.

  • Condição técnica e idade do local.
  • Concorrência no ambiente de negócios – quanto mais concorrentes houver e mais otimizados seus sites, mais difícil será colocar o recurso no topo dos resultados da pesquisa.
  • Fatores comportamentais e avaliação do conteúdo pelo usuário.
  • Geografia da promoção – a promoção em Moscou e outras grandes cidades será mais cara do que em cidades pequenas e vilas.

Benefícios de SEO

Em comparação com a publicidade contextual, atrair um visitante com a ajuda do SEO é mais barato, apesar do SEO não produzir resultados imediatos.

Além disso, uma campanha publicitária no Yandex ou no Google tem orçamento ou limites de tempo e a otimização funciona 24 horas por dia.

Junto com o final da campanha publicitária, o fluxo de visitantes do site é interrompido, enquanto após a promoção de SEO, o tráfego diminuirá gradualmente, às vezes por um período de tempo bastante longo.

A otimização de mecanismos de pesquisa é uma maneira segura de tornar seu site lucrativo para você e interessante para o usuário