Estratégias de marketing de comércio eletrônico para 2021

Veja aqui as melhores estratégias de Marketing digital para 2021

Espera-se que as vendas do comércio eletrônico aumentem para US $ 476 bilhões até 2024. Mais uma vez, o número pode ser maior, já que a explosão do comércio eletrônico em 2020 viu as vendas aumentarem para US $ 374 bilhões.

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Com esse crescimento, as lojas de comércio eletrônico devem trabalhar mais para se destacar na multidão, o que exige estratégias de marketing de comércio eletrônico exclusivas e eficazes.

Pense nisso. Em um único minuto, clientes experientes estão acessando códigos de desconto em aplicativos, seguindo influenciadores em plataformas sociais, clicando em anúncios do Facebook, lendo e-mails promocionais, comparando mercados de compras, gastando bilhões online e muito mais.

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Para captar a atenção do cliente, portanto, os profissionais de marketing devem observar as tendências e estratégias de marketing de comércio eletrônico que, além de ganhar força, comprovadamente aumentam as vendas das empresas.

Quais são as estratégias de marketing de comércio eletrônico para 2021?

A Internet oferece aos profissionais de marketing uma infinidade de meios eficazes de se conectar com clientes existentes e em potencial. Por exemplo, conteúdo informativo e de alta qualidade pode levar à fidelidade à marca, ajudando os clientes a tomar decisões de compra informadas.

Por outro lado, o marketing omnichannel pode abrir novas linhas de comunicação entre a empresa e seus clientes. O mesmo se aplica a anúncios de retargeting inteligentes, marketing de influenciador e o uso de tecnologias de aprendizado de máquina para analisar dados e tomar decisões preventivas.

Aqui está uma visão geral detalhada de algumas tendências eficazes de marketing de comércio eletrônico para 2021 e além.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo

A Internet é conteúdo – de GIFs engraçados no Twitter a artigos alucinantes e webinars instigantes. Dessa forma, os consumidores passam mais de um terço do dia se envolvendo com conteúdo digital em vários dispositivos.

Então, como você usa o conteúdo a seu favor?

O marketing de conteúdo envolve a criação de materiais digitais (por exemplo, vídeos, postagens em blogs, GIFs etc.) que atraem, convertem e retêm o público-alvo.

Essa estratégia educa os clientes em potencial sobre seus serviços / produtos e, ao mesmo tempo, estabelece sua marca como um líder inovador em um determinado assunto.

A lógica é simples: você fornece conteúdo informativo e solucionador de problemas para seus clientes em potencial gratuitamente, o que, por sua vez, o estabelece como seu líder inovador.

Ele também mostra sua experiência, o que significa que seus produtos e serviços serão a alternativa óbvia sempre que seus clientes em potencial não puderem fazer DIY. Além disso, a criação de conteúdo oferece uma chance gratuita de promover seus produtos / serviços.

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Portanto, sempre que você vê sites de comércio eletrônico adicionando uma seção de blog em seus sites, abrindo um canal no YouTube e outros enfeites, eles estão tentando aproveitar esses benefícios.

Idealmente, o conteúdo deve ser bem pesquisado, aprofundado e útil. O conteúdo de qualidade inclui:

  • Conteúdo comprovado, como depoimentos e estudos de caso
  • Conteúdo interativo, como questionários que ajudam a combinar seus clientes em potencial com os produtos apropriados
  • Conteúdo informativo, como webinars, e-books e white papers
  • Conteúdo instrucional, como vídeos e postagens de blog

Aplicação de marketing de conteúdo à sua empresa

Os motores de busca adoram conteúdo. Na verdade, o conteúdo está entre os três principais fatores de classificação no Google. Assim, criar conteúdo de qualidade com alta demanda de pesquisa, i. enviar tráfego para seu site e ii. Gere liderança e demanda para seus produtos.

Para fazer isso, procure palavras-chave de foco com altos volumes de pesquisa e desenvolva conteúdo em torno delas. Observe que o termo “alto volume” é relativo – enquanto 1.000 pesquisas / mês podem valer a pena para algumas pessoas, outras consideram esses números inúteis.

Aqui, pense em frases que descrevam seus produtos. Por exemplo, calças de ioga, ioga ou meditação para uma loja de ioga e barbas ou barbeadores para uma loja que vende produtos para barba.

Em seguida, utilize ferramentas de análise de palavras-chave, como Ahrefs, SEMrush, Ubbersuggest e outras para gerar ideias de conteúdo, determinar a dificuldade da palavra-chave e a popularidade / volume de pesquisa da palavra-chave.

Em seguida, priorize as ideias a serem abordadas primeiro e crie conteúdo em torno delas. Ao gerar o conteúdo, se esforce para corresponder à intenção de pesquisa, tanto quanto possível.

(Para identificar a intenção de pesquisa, pesquise o tópico ou as palavras-chave e identifique o tipo de conteúdo, o formato do conteúdo e o ângulo do conteúdo do conteúdo do top 10 no Google e outros mecanismos de pesquisa).

Os especialistas recomendam não se desviar do que está funcionando – pelo menos não muito!

Além disso, crie conteúdo que seja melhor do que o existente. Ou seja, corresponda melhor à intenção, adicione o que está faltando, forneça valor exclusivo, etc.

Feito isso, edite o conteúdo, publique-o e distribua o mesmo por e-mail e plataformas sociais onde seus clientes-alvo frequentam. Finalmente, enxágue e repita.

Marketing de referência

Marketing de referência

Embora subestimado, o marketing de referência é uma estratégia poderosa de marketing de comércio eletrônico. Veja, somos criaturas sociais que amam compartilhar experiências e fazer parte ou se identificar com algo.

Queremos que nossos entes queridos evitem experiências terríveis e incentivem outras pessoas a apoiar marcas que oferecem experiências excelentes.

Para se beneficiar do marketing de referência, portanto, considere influenciar o processo de referência / boca a boca i. encorajando mais compartilhamento e ii. Garantir o compartilhamento é positivo.

Aplicando o marketing de referência ao seu negócio de comércio eletrônico

Configure um programa de referência instalando um aplicativo de programa de referência ou fazendo com que um desenvolvedor de software projete um software embaixador para o seu site de comércio eletrônico. Enquanto isso, certifique-se de que o programa oferece os incentivos certos.

Por exemplo, um cupom de desconto funcionará para produtos frequentemente necessários, enquanto os incentivos em dinheiro são ótimos para um tipo de compra única de produto / serviço. Em seguida, promova seu programa de referência para seus leitores, lista de e-mail e conexões sociais – extensivamente.

Como alternativa, colabore com influenciadores em seu nicho. Ou seja, pessoas com blogs populares, canais do YouTube ou contas de mídia social influentes e que podem atingir efetivamente seu público-alvo.

Por exemplo, se você vende produtos relacionados a alimentos, considere fazer parceria com influenciadores nos setores de criação de filhos, dieta ou estilo de vida.

Ao colaborar, opte por influenciadores nas plataformas onde seus clientes-alvo se encontram. O ideal é escolher nanoinfluenciadores e microinfluenciadores com um envolvimento direto com seus seguidores. Sim, as celebridades não servem aqui!

Marketing de comércio eletrônico omni-channel

Embora determinar o canal de maior rendimento de ROI e maximizá-lo esteja certo, fazer isso limitará suas chances de se conectar com seus clientes. Portanto, o marketing omni-channel é obrigatório.

Se ainda tiver dúvidas, uma pesquisa da Adobe concluiu que: 59% dos consumidores pesquisam e comparam lojas online em um mercado antes de fazer uma compra. Enquanto isso, 48% procuram em sites de marcas, 40% em lojas, 38% em avaliações, 22% em sites de redes sociais e 19% em canais de vídeo.

Veja, os clientes já são omnicanal, daí a necessidade de os sites de comércio eletrônico se manterem atualizados.

Observe que o marketing Omni-channel não significa ter uma presença em todos os canais de marketing existentes. Não. Trata-se de focar em canais de marketing frequentados por seu público-alvo, maximizando sua visibilidade online nessas plataformas e criando oportunidades para interagir com seus clientes em potencial.

Aplicação de marketing multicanal à sua empresa

Ao lançar um produto, faça parceria com influenciadores ou use demos de produtos no YouTube ou Vimeo, campanhas por e- mail e anúncios online.

Supondo que o consumidor tenha clicado em seu site, ele deve encontrar dicas úteis em uma postagem de blog, um chat online para responder às suas perguntas e depoimentos em vídeo para esclarecer qualquer dúvida.

Claro, isso é apenas uma sugestão. Para garantir o sucesso do marketing cross-channel, esforce-se para entender seus clientes-alvo o mais profundamente possível.

Use algoritmos baseados em IA e aprendizado de máquina para analisar dados relativos ao comportamento do consumidor e prever o comportamento do grupo.

Em seguida, personalize mensagens promocionais e recomendações de produtos para atender a cada cliente potencial. Nota, 42% dos consumidores ficam incomodados quando apresentados a informações e ofertas irrelevantes.

Assim, indique clientes pelo nome em seus e-mails, envie-lhes ofertas promocionais de aniversário e outros dias especiais, forneça pop-ups de recomendações de produtos relevantes, que devem ser seguidos por e-mails personalizados, bate-papos privados ou mensagens diretas nas redes sociais.

Além disso, agradeça aos clientes fiéis com cupons de desconto, anúncios redirecionados inteligentes, vídeos de apreciação personalizados ou mensagens nas redes sociais.

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