Câmeras prontas! 21 de junho é o Dia Nacional de Selfie ! Para celebrar a longa popularidade de tirar autorretratos com um telefone com câmera, pensamos em aproveitar a oportunidade para ver de onde veio a selfie e como ela se tornou tão popular.
Do selfie cravejado de estrelas do Oscar de Ellen DeGeneres ao instantâneo do astronauta Chris Hadfield, literalmente fora deste mundo, reflexivo do espaço , a foto auto-tirada vem em inúmeras formas.
Desde o início da era da mídia social, o selfie floresceu e, de muitas maneiras, mudou a forma como abordamos a fotografia, para sempre.
Builderall a Ferramenta mais Completa para Ma...Mas, quando tudo começou e como se tornou tão popular tão rápido? A selfie ainda é relevante hoje, especialmente para os profissionais de marketing, ou era apenas uma moda passageira? Vamos explorar.
A ascensão sensacional da selfie
Os historiadores acreditam que a primeira selfie do mundo foi tirada em 1839 em uma câmera daguerreótipo por um nativo da Filadélfia com o nome de Robert Cornelius .
Embora a selfie em sua forma moderna seja ocasionalmente um bode expiatório para nossa vaidade digital, pelo menos neste caso, parece que o Sr. Cornelius simplesmente queria ver como ele era, usando a nova tecnologia da fotografia para ecoar séculos de criação de artistas autorretratos.
Prova de que, como humanos, sempre tivemos o desejo de tirar uma foto instantânea de nós mesmos.
Avancemos para a era do smartphone e o selfie ganhou uma entrada oficial no dicionário Oxford em 2013, com o uso do termo na Web aumentando em cerca de 17.000% desde então.
O aumento de fotos tiradas pelas próprias pessoas foi alimentado pela conveniência de tirar fotos dos smartphones, gerando uma mania que inverteu o script visual, literalmente.
A disseminação do selfie cresceu globalmente com o avanço das viagens internacionais cada vez mais baratas, bem como a popularidade da plataforma visual Instagram. Na verdade, a plataforma gerou as primeiras tendências de selfies baseadas em hashtag.
Campanhas de marketing de selfies para cliques
O advento das tendências de hashtag baseadas em selfies e a popularidade crescente do formato ofereceram um novo ângulo para marcas e profissionais de marketing que buscam se conectar com seu público em um nível totalmente novo.
Somente em 2013, cerca de 57 milhões de hashtags #selfie foram lançadas no cenário da mídia social.
O esplendor visual, o escopo criativo absoluto e a oportunidade de envolver o conteúdo gerado pelo usuário (por exemplo, a campanha de selfies da Dunkin Donuts na Shark Week de 2014 ) oferecidos pela selfie se tornaram irresistíveis para marcas de todos os setores.
Nos últimos anos, surgiram inúmeras campanhas ou anúncios de marketing digital centrados em selfies – e aqui estão alguns exemplos escolhidos a dedo para o seu deleite visual:
The walking Dead: #DeadYourself
The Walking Dead é um dos dramas de zumbis mais icônicos da TV. O que começou como um pedaço de programação de culto rapidamente disparou para uma sensação global faminta por carne – tornando-se um dos programas mais assistidos na história da TV .
Principalmente por causa do conteúdo épico do programa, mas também por causa das experientes campanhas de marketing digital de sua rede.
Para criar um burburinho em torno do show, a AMC Network desenvolveu um aplicativo que transforma os fãs de Walking Dead em zumbis comedores de carne.
Ao promover seu aplicativo nas redes sociais e incentivar os fãs a compartilhar fotos zumbificadas no Instagram usando a hashtag #deadyourself , a AMC conquistou um nível saudável de engajamento com conteúdo gerado por usuários verdadeiramente aterrorizante.
Beats By Dre: #SoloSelfie
Para promover seus novos fones de ouvido Solo2, o Beats By Dre pegou a onda da mania das selfies em 2014, inspirando-se no vídeo viral de Karen X. Cheng, ‘ The donut selfie ‘.
Ao inspirar influenciadores, celebridades e fãs a emularem a selfie em estilo rosquinha, oferecendo seu toque criativo único ao usar um par de Solo2s, o Beats By Dre cortou o barulho quase que instantaneamente.
As melodias cativantes e o conteúdo atraente da música da campanha capturaram a imaginação de muitos, gerando 10,6 milhões de visualizações da marca em questão de semanas. Uma tempestade perfeita de inovação e execução precisa.
Volvo: #SelfieForSafety
Em 2019, a Volvo lançou sua campanha #SelfieForSafety para delinear o posicionamento da marca em primeiro lugar na segurança.
A montadora pediu às pessoas que postassem uma selfie sob a hashtag da campanha usando cinto de segurança dentro dos carros estacionados.
A iniciativa da Volvo recebeu uma boa aceitação dos consumidores, mas o mais importante, a marca a usou para pesquisas vitais.
Ao examinar as fotos, a Volvo descobriu que quatro em cada dez pessoas usam os cintos de segurança incorretamente – uma descoberta que se provou crucial para os desenvolvimentos futuros da marca. Um testemunho da versatilidade da selfie.
A selfie ainda é uma coisa em 2021?
Todos nós gostamos de tirar selfie de vez em quando e as três campanhas mencionadas certamente demonstram o impacto positivo que essa forma de arte acessível teve no mundo do marketing digital.
Mas e hoje?
Em 2016, 24 bilhões de selfies foram carregados online. em 2018, estudos mostraram que 94 milhões de selfies foram adicionados à web todos os dias. Isso é uma quantidade enorme de braços estendidos e lábios carnudos.
Parece, como muitos modismos sociais, que a selfie-mania pode estar em declínio. Mas, como vimos, a natureza humana nos impele a continuar explorando o autorretrato – então, dizer que a selfie não tem relevância hoje é um pouco como dizer que a fotografia está morta.
Surgiram questões legais sobre direitos autorais: a mais infame é a da “selfie de macaco”, onde Naruto, o macaco-de-crista da Indonésia, foi considerado, após uma longa batalha legal, como não sendo o dono dos instantâneos que clicou de si mesmo usando a câmera de um fotógrafo da natureza .
Como todos nós nos tornamos mais conscientes socialmente, a selfie se tornou um tanto demonizada nos últimos anos – com muitos profissionais afirmando que essa forma de fotografia pode causar problemas de saúde mental, como depressão ou distúrbios alimentares, como resultado de um auto-exame constante.
Mas, por outro lado, muitos amantes de selfies afirmam que se retratar online aumenta sua confiança .
Selfies, se usadas com bom gosto e impacto, oferecem uma das formas definitivas de envolvimento orientado por conteúdo, com infinitas oportunidades de conteúdo gerado pelo usuário em todos os setores.
Antes de o mundo ser empurrado para um estado de bloqueio, alguns argumentariam que a abundância de selfies viajando desgastou o meio um pouco.
Mas, em nosso clima atual de Covid-19, os selfies viram uma espécie de renascimento, pois as pessoas tiraram fotos de si mesmas com máscaras cada vez mais modernas (fotos agora conhecidas como ‘ máscaras ‘).
E, para combater o aumento da fraude cibernética durante a pandemia, instituições, incluindo bancos, têm usado selfies para verificar os clientes oficiais. Então, sim, parece que a humilde selfie ainda é um recurso incrivelmente valioso no mundo de hoje.
Embora a selfie não esteja exatamente na vanguarda da consciência do consumidor atualmente, está claro que ainda há todos os motivos para considerar aproveitá-la em suas campanhas de marketing digital.
Você pode usá-los para pesquisa de mercado , para aumentar a conscientização , para combater o crime cibernético , para gerar um burburinho de marca , para inspirar e entreter .
Uma boa selfie, com um contexto interessante, raramente é mal recebida – pense em maneiras de tecer selfies em sua próxima campanha de marketing e você com certeza irá impressionar seu público.
Feliz Dia Nacional de Selfie.