7 Dicas Para Construir Um Site Responsivo Em 2021

Veja aqui dicas para você fazer um site responsivo em 2021

O Google está planejando implementar sua nova atualização de índice para dispositivos móveis em março deste ano. A atualização irá introduzir uma série de mudanças, tornando o algoritmo de pesquisa mais favorável para sites voltados para dispositivos móveis.

Publicidade

Os sites somente para desktop serão totalmente excluídos do índice do Google. Isso significa que se o seu site for voltado para desktop ou apenas para desktop, é hora de começar a fazer algumas alterações.

A decisão do Google não é surpresa para nenhuma empresa de web design que se preze .

7 dos 10 melhores temas WordPress simples par...

O número de pessoas que acessam os mecanismos de pesquisa mais importantes do mundo por meio de smartphones e tablets tem aumentado constantemente há algum tempo, e os web designers estão continuamente trabalhando na criação de soluções móveis que priorizam a capacidade de resposta.

Vamos dar uma olhada no que significa ter um site responsivo em 2021.

O que constitui um site responsivo em 2021?

Sites mais responsivos melhoram a usabilidade e a legibilidade em smartphones e outros dispositivos, então há uma correlação direta entre o design responsivo e a experiência do usuário. Um site responsivo pode se adaptar perfeitamente aos vários dispositivos que os consumidores usam para acessá-lo.

Considerando o número crescente de usuários acessando sites de smartphones e tablets, bem como o índice mobile-first mencionado anteriormente, qualquer estratégia de web design em 2021 deve ter capacidade de resposta em seu núcleo.

Negligenciar esse conceito provavelmente levará a um desempenho de campanha prejudicado e uma diminuição nas vendas.

Como tornar seu site responsivo

Aqui está uma lista fácil de seguir de práticas que você pode implementar para oferecer a seus clientes a melhor experiência, independentemente do dispositivo escolhido.

1. Mantenha as coisas simples

Manter seu site simples e livre de enfeites e animações excessivas é um ponto crucial. Isso permitirá que o site forneça a seus visitantes uma experiência inteligente e tranquila, independentemente do dispositivo que estejam usando.

Em vez de pensar nisso como um compromisso voltado para a função que você é forçado a fazer, pense nisso como um cenário onde todos ganham; uma estética minimalista bem feita fará com que seu site pareça especialmente atraente para o público moderno.

Interfaces de usuário claras e simples estão ganhando popularidade a cada dia e oferecem uma maneira de fazer suas frases de chamariz se destacarem ainda mais – um ponto que discutiremos com mais detalhes posteriormente.

2. Concentre-se em fazer uma página inicial responsiva

Não precisamos dizer que desktops, smartphones e tablets possuem telas de tamanhos diferentes. Isso significa que os elementos do seu site que se encaixam perfeitamente na tela de um dispositivo podem não ficar tão bons em outro.

Imagine um site voltado para desktop que apresenta todos os tipos de informações em sua página inicial, incluindo links para outras páginas, experiências de clientes, frases de chamariz, etc.

Você pode pensar que todos esses elementos são essenciais para a sua apresentação, mas você terá Foi difícil transferir esse conceito para a tela de um smartphone.

É por isso que você deve adotar uma estratégia que prioriza o celular ao criar sua página inicial. Você pode precisar pensar muito sobre quais elementos de seu site são realmente essenciais e fazer uma escolha consciente do que exibir em sua versão para smartphone.

3. Faça seus CTAs se destacarem

Seu site provavelmente tem uma frase de chamariz que você deseja que seus clientes em potencial concluam. Pode ser inscrever-se em um aplicativo ou comprar um item de sua loja online.

Se você pretende dar às pessoas a melhor chance possível de fazer isso, precisará incluir uma frase de chamariz principal em sua página.

A melhor maneira de fazer isso é fazer o CTA se destacar do resto da página. Você pode solicitar a ajuda de uma agência de marketing digital para tornar o CTA o mais eficaz possível em todas as plataformas.

4. Certifique-se de que seu site carregue rapidamente

Os usuários de hoje não são exatamente pacientes quando se trata de esperar o carregamento de sites. A maioria das pessoas vai abandonar o navio se o seu site não terminar de carregar em alguns segundos. O efeito negativo disso é duplo:

  1. Você perde um cliente em potencial
  2. Seu site recebe uma má classificação na classificação do Google

Ter muitos usuários abandonando seu site antes que ele carregue é um grande problema para o SEO e pode fazer com que menos pessoas vejam o site. Se levar mais de dois ou três segundos para o seu site carregar em uma conexão rápida com a Internet, é hora de fazer algumas alterações.

5. Pense cuidadosamente sobre suas fontes

A tipografia deve ser uma preocupação primária se você está tentando construir um site responsivo. Os visitantes não devem forçar os olhos para ler o seu conteúdo, independentemente do dispositivo que estão usando.

Se sua fonte for muito pequena ou difícil de ler, você perderá clientes em potencial antes de ter a chance de convertê-los. Para um site realmente responsivo, certifique-se de que os tamanhos de fonte complementem o dispositivo em que são exibidos.

Dito isso, tente evitar o uso de muitos estilos diferentes. Isso pode diluir a identidade da sua marca, além de fazer o site parecer desorganizado e disperso. Existem quatro fatores a serem considerados quando se trata de tipografia responsiva:

  • Quantidade de texto
  • Estilo e tamanho da fonte
  • Comprimentos de linha e níveis de hierarquia
  • Contraste de cor

6. Mantenha as coisas interessantes com elementos interativos

Esta etapa envolve envolver os visitantes do site. As opções divertidas de design interativo podem ser a diferença entre um site monótono e brutalista e um site divertido.

Nós sabemos o que você está pensando. O primeiro ponto não era manter as coisas simples? Era, e essas duas dicas não são mutuamente exclusivas. Existem muitas maneiras de incluir animações criativas e elementos interativos sem tornar o site desordenado. O truque é encontrar o equilíbrio.

7. Use Conteúdo Personalizado

A capacidade de resposta de um site não é determinada apenas por sua capacidade de se adaptar a diferentes telas e dispositivos. Os sites mais avançados que existem respondem aos interesses de seus visitantes, apresentando-lhes um conteúdo personalizado.

O que seu site mostra, cada cliente pode mudar dependendo de sua localização, termos de pesquisa ou sites que eles visitaram.

O conteúdo personalizado está se tornando mais relevante a cada dia e é um componente-chave quando se trata de manter altas suas taxas de conversão.